quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pretzel, por favor!

O lanche de hoje ficou por conta de um biscoito doce muito gostoso, o Pretzel. Para quem acompanha nossa página no facebook, estava esperando essa deliciosa surpresa, não é?

Antes disso, fiz uma pequena pesquisa sobre a origem do Pretzel e gostaria de compartilhar com vocês:
A história do Pretzel data do início dos anos 600, quando um monge de um convento situado em algum lugar entre a França e a Itália, brincando com pedaços de massa preparada para os pães daquele dia, se deu conta que fez um desenho semelhante aos braços de uma criança dobrados e unidos para uma prece. Os tres buracos formados pelo desenho significariam a Santíssima Trindade.

Achando interessante esta criação, os monges decidiram fazer em grande escala para presentear as crianças que memorizassem passagens das Sagradas Escrituras. Chamaram este salgado de Pretiola, palavra latina para designar uma pequena recompensa. As Pretiolas atravessaram as regioes vinícolas da França e da Itália, subiram os Alpes, passaram através da Áustria e cruzaram a Alemanha, onde se tornaram Bretzeln ou Bretzel.

Em Luxemburgo, por exemplo, havia um costume de se oferecer um "bretzel" a mulher amada, num domingo antes da Páscoa, para poder receber de volta ovos decorados pelas mãos da eleita do coração. Segundo a enciclopedia "Larrousse Gastronomique", a origem do "bretzel", como é chamado na regiao francesa da Alsácia, tem a ver com o culto ao sol. Sua forma original seria um anel com uma cruz dentro. Como esse formato se apresentava de maneira frágil, a forma evoluiu para a atual. 

Portanto, o Pretzel tem uma história para ninguém botar defeito. Agora, a melhor parte: bora para a receita?
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água morna
1/2 xícara (chá) de leite morno
20 g de fermento biológico seco
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de açúcar

1 ovo
1/2 xícara (chá) de margarina sem sal
Farinha para trabalhar a massa e enrolar

Cobertura
200 g de manteiga sem sal derretida
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (chá) de canela em pó
Margarina para untar a forma

Modo de preparo
Peneire a farinha em uma tigela e reserve. No liquidificador, bata a água, o leite, o fermento, o sal, o açúcar, o ovo e a margarina. Faça uma cavidade na farinha e despeje o líquido no centro, mexendo com uma colher. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove. Se preciso, junte mais farinha até a massa não grudar nas mãos. 

                                      A massa fica bem macia depois de sovada.

 Cubra a massa e deixe descansar por 45 minutos. 

                                     Depois do descanso, ela cresce bastante.

Derreta a manteiga em fogo brando e reserve. Divida a massa em porções iguais e modele os cordões compridos e disponha em assadeiras untadas.


          Como foi a primeira vez que eu fiz, eles ficaram grandes e cresceram, ficando mais gordinhos.

Leve ao forno alto, pré-aquecido, por 25 minutos ou até dourar. Retire do forno, passe na manteiga e polvilhe com o açúcar e a canela misturados.
Obs.: fazer os cordões fininhos, porque a massa cresce bastante na hora de assar.

E depois de assados, os Pretzels ficaram assim deliciosos!

                                Esse chá é de maçã e canela. Tudo de bom, viu!






Eles ficaram um pouco gordinhos, mas o sabor estava irresistível, fora o cheirinho de açúcar e canela que ficou dentro de casa.

Pretzels é bom para comer no café da manhã, no café da tarde, a qualquer hora do dia!

Nathália.




segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nega maluca versão kids!

Oi gente...hoje resolvi fazer outro bolo nega maluca, só que dessa vez, em porções individuais, igual àqueles bolinhos que as mães compram para os filhos levarem para a escola... Tem formato de estrelinha e coração (esses últimos não deram muito certo..fase de experiência ainda...). Enfim, são bolinhos individuais, cobertos com calda de chocolate e granulado.

Espero que gostem!

 
Cada bolinho sai por R$1,50.
Peso: 50 gramas.

Tudo de bom, hein?










Olha, eu comi um e tava muito bom!

O que vocês acharam?

Nathália


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pequenos momentos...pedem bolo de chocolate!

Nesse tempo de inverno, onde tudo fica mais gelado e consequentemente vestimos roupas quentinhas, que nos protegem do vento, nada como uma guloseima que resume isso tudo. E não poderia ser mais simples: BOLO DE CHOCOLATE! (minha boca já encheu d'água!)
 
 chocólatra assumida!

São pequenos momentos assim fazem o nosso dia diferente, principalmente quando estamos ao lado de quem amamos...e compartilhamos alguma coisa de chocolate... #delícia

Agora deu mais vontade de comer ainda! Então vamos aprender essa receita fácil, fácil?

Bolo nega maluca (meu preferido e super prático de fazer!)

2 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de óleo
1 xícara de achocolatado em pó
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de leite fervente

Para fazer é bem simples: bata os ovos com o açúcar na batedeira por uns minutos, depois junte o óleo e o achocolatado e bata mais um pouquinho. Coloque a farinha e bata (não se preocupe, a massa vai ficar pesada mesmo), coloque o fermento e bata novamente. Ao final, despeje o leite fervente e bata tudo por mais uns minutos. Despeje numa fôrma untada e leve ao forno em temperatura média por 40 minutos.

Para a calda, coloque um pouco de manteiga, açúcar, achocolatado em pó, leite e cacau em pó e deixe ir fervendo até engrossar...

Desenforme o bolo, jogue a calda por cima, lambe os beiços de vontade de comer ele quente ainda, tire uma foto e poste no facebook para passar vontade nos amigos!


esse bolo brilha, incrível!

Enjoy! Nathália :D